Provavelmente você já ouviu ou já leu em algum lugar sobre o que é automação industrial. Esse processo mudou a história da humanidade e trouxe grandes benefícios para a indústria mundial.
A história da automação industrial começou na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que surgiram os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos.
Mas somente no início do século XX que foram criados os sistemas industriais totalmente automáticos. Era a Terceira Revolução Industrial trazendo grandes mudanças para a sociedade.
Atualmente, em alguns países da Europa e também nos Estados Unidos, a chamada Quarta Revolução Industrial já é uma realidade. Vamos falar sobre isso também neste post. Continue a leitura e confira.
VEJA TAMBÉM
Como funciona a energia solar?
Entenda o que é automação industrial
A automação industrial é um sistema que controla atividades sem a interferência do homem. Isso permite que equipamentos e processos sejam comandados por meio de computadores e dispositivos lógicos ou mecânicos.
Vale ressaltar que o termo é totalmente diferente de mecanização, onde o trabalho humano é apenas substituido pelas máquinas.
A automação faz parte do nosso dia-a-dia. Logo pela manhã já nos beneficiamos dela quando somos acordados pelo despertador, programado para tocar em um horário pré-determinado.
Outro exemplo é o funcionamento dos metrôs. Eles andam em um circuito fechado e são programados para pararem em cada estação.
Cada vagão também possui um sistema automatizado. Este coordena a abertura e fechamento das portas, o tempo exato de cada parada, o aumento gradativo da velocidade e o anúncio do nome das estações.
Benefícios da automação industrial
Ao longo dos anos, a sociedade, de uma forma geral, tem experimentado as vantagens da automação industrial.
Além de empresários e investidores, colaboradores também observam e se beneficiam dos avanços trazidos pelos sistemas de alta performance.
Com a automação dos processos, máquinas e homens trabalham juntos gerando uma melhora no desempenho e aumento da qualidade e produção do parque fabril.
Isso acontece devido o grande desempenho de máquinas e computadores realizarem tarefas com maior facilidade e agilidade.
A longo prazo, uma das vantagens é a redução de custos. A grande precisão dos equipamentos gera menos falhas, menos paradas no ciclo produtivo e menos manutenções.
A automação industrial permite que as empresas diminuam a emissão de resíduos, reduzam o consumo de energia nos processos e otimizem o tempo.
Outro grande benefício é a segurança trazida aos trabalhadores. As máquinas realizam atividades difíceis de serem executadas por pessoas. Isso evita acidentes perigosos que podem acontecer em qualquer instalação industrial.
Indústria 4.0: o que é isso?
Esse é um termo de origem alemão usado pela primeira vez em 2011. Ele se refere à Quarta Revolução Industrial, que é a aplicação de novas tecnologias nos principais processos industriais.
O objetivo é automatizar tarefas, armazenar dados e facilitar a vida das empresas. Por isso, a inovação deve ser parte da rotina de qualquer negócio interessado em crescer no mercado e obter mais lucro.
Indústrias inteligentes terão a capacidade de prever falhas e se adaptar às mudanças não planejadas na produção.
As tecnologias previstas na Indústria 4.0 são: Inteligência Artificial, Robótica, Big Data, Internet das Coisas, Robótica Avançada e outras capazes de integrar vários sistemas em um mesmo ambiente de gerenciamento.
A Indústria 4.0 já é uma realidade em muitos países e também já chegou ao Brasil, mas aqui avança a passos lentos.
Dica da FK Engenharia
Agora que você já sabe o que é automação industrial, já pode aplicá-la à sua empresa. A FK Engenharia está preparada para fornecer o melhor serviço nessa área.
Sempre pensamos no que é mais vantajoso e melhor para cada cliente. Clique aqui e entre em contato conosco.