Você sabe como funciona a energia solar? Por ser considerada limpa e renovável, é uma das fontes mais propícias para a obtenção energética e a que mais tem crescido mundialmente.
É importante ressaltar que sua captação pode ser feita por meio de diferentes tecnologias. Os painéis fotovoltaicos transformam a luz solar diretamente em energia elétrica. Já os aquecedores solares e usinas heliotérmicas convertem os raios solares em energia térmica.
A energia térmica aquece líquidos com o calor do sol. A heliotérmica funciona da mesma forma, mas utiliza o vapor gerado no aquecimento para mover turbinas.
Neste post, o nosso foco será a energia solar fotovoltaica, uma das mais utilizadas no Brasil. Por estar localizado próximo à linha do Equador, o país conta com um cenário extremamente favorável para a geração desse tipo de energia.
VEJA TAMBÉM
Energia solar residencial: quais as vantagens?
Entenda como funciona a energia solar fotovoltaica
O funcionamento da energia solar é muito simples. O sistema solar é composto pelos painéis fotovoltaicos, que captam a luz do sol e geram a eletricidade.
A energia elétrica gerada é levada ao inversor. Ele converte a corrente recebida de contínua para alternada.
Em seguida, ela vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, podendo ser usada em qualquer equipamento elétrico.
Uma das grandes vantagens dessa fonte de energia é o fato dela ser produzida por você. Dessa forma, não haverá custos para consumi-la e reduzirá o uso da energia comprada da distribuidora.
Os painéis solares são produzidos com material semicondutor, normalmente silício, encontrado em abundância no Brasil.
O efeito fotovoltaico acontece quando as partículas da luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel. Esta colisão gera um deslocamento dos elétrons criando a energia solar.
E em dias nublados ou chuvosos?
Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas. Mesmo em dias chuvosos ou nublados, o sistema solar continua produzindo energia, mas em menor quantidade.
Funciona da seguinte forma: durante o dia o gerador solar produz muito mais energia que sua casa ou empresa está consumindo.
Esse excesso de energia produzido pelos painéis solares será enviado para a rede elétrica pública. O relógio de luz fará a medição e créditos de energia serão acumulados. Eles serão usados quando não tiver sol, seja à noite ou em dias chuvosos e nublados.
Caso o gerador não consiga produzir toda a energia consumida, o restante será fornecido pela rede elétrica local.
Após a instalação do sistema fotovoltaico, o quadro de luz será substituído por um bidirecional, ou seja, que mede a entrada e saída de energia.
Portanto, ao final do mês quando receber a conta de luz, você saberá quanto de energia consumiu da rede elétrica e quanta energia injetou.
Ou seja: se injetar mais energia que consumiu, terá créditos que poderão ser usados por meses, gerando economia na conta de luz.
Quais os principais benefícios da energia solar fotovoltaica?
– É uma energia limpa e não poluente;
– Fonte de energia gratuita e inesgotável;
– Manutenção mínima dos sistemas de geradores;
– Utilização tanto em residências quanto em empresas;
– Painéis estão ficando cada vez mais eficientes e baratos;
– Ideal para países tropicais onde a irradiação solar é intensa;
– Funciona bem em locais remotos, pois o custo de instalação não é exorbitante.
Entendeu como funciona a energia solar? Caso tenha alguma dúvida, clique aqui e entre em contato conosco!